sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Sistema nervoso central

O sistema nervoso central tem origem embrionária na placa neural, que por sua vez é uma parte especializada da ectoderme. Durante o desenvolvimento embrionário (embriologia do sistema nervoso), a placa neural se dobra e forma o tubo neural. Cada região desse tubo dá origem a diferentes partes do sistema nervoso central. Os primeiros dois terços do tubo, até o quarto par de somitos, formarão posteriormente o encéfalo, enquanto o ultimo terço irá formar a medula espinal. A cavidade interna desse tubo dá origem ao sistema ventricular encefálico e ao canal central da medula espinhal.

Deste modo, o tubo neural diferencia-se numa parte mais caudal ou inferior, que dará origem à medula espinhal, e numa parte mais cranial ou superior. Esta parte mais superior sofre contorções e alargamentos, formando uma vesícula primitiva. É a partir desta vesícula primitiva que se diferenciam as três vesículas cerebrais:



Sistema nervoso periférico.

O sistema nervoso periférico, chamado simplesmente de SNP, é a parte do sistema nervoso que se encontra fora do sistema nervoso central (SNC). Segundo o Gray, (1858) é constituído por fibras (nervos), glânglios nervosos e órgãos terminais . Os nervos se dividem em três tipos:

->Nervos Sensitivos: são os nervos que tem o papel de transmitir os impulsos nervosos do órgão receptor até ao SNC;

->Nervos Motores: conduzem o impulso codificado no encéfalo (SNC), até ao órgão efetor.

->Nervos Mistos: tem o mesmo papel que os nervos sensitivos e motores ao mesmo tempo.

Os órgãos receptores são os órgãos dos sentidos (visão, audição, olfato, paladar e corpúsculos táteis) com conexões nervosas adaptada à transdução dos diferentes tipos de estímulos captados no mundo exterior (ver relação de receptores abaixo discriminados). Já os órgãos efetores são basicamente as glândulas e os músculos e estriados.

Diferentemente do sistema nervoso central, o sistema nervoso periférico não se encontra protegido pela barreira hematoencefália.

É graças a este sistema que o cérebro e medula espinhal recebem e enviam as informações permitindo-nos reagir às diferentes situações que têm origem no meio externo ou interno.


Genética.

Primeira lei de Mendel-De acordo com o que eu entendi em relação a primeira lei de Mendel;Gregor Mendel considerado cientista, monge e descobridor ele exoperimentava como por exemplo com ervilhas e foi importante para que hoje conhecêssemos genes e alguns mecanismos de hereditariedade. O sucesso de Mendel experimentos consiste em conjunto de fatores.Udele s foi a escolha da ervilha Psim sativum.
Além disso ele selecionou e fez a análise em separado, para cada par de 7 características que identificou; considerou um número apreciável de indivíduos de vária gerações.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Os sentidos

O tato.

É um dos cinco sentidos clássicos propostos Aristóteles porém os especialistas o dividem em quatro outros sentidos: sistema somatosensorial propriocepção ou cinestesia, termocepção e nocicepção. Geralmente associado apenas com a pele, na verdade inclui vários órgãos diferentes como o labirinto e medulas.

Doenças do tato:gota, micose, frieira, acne, pano branco e verruga.

A gustação.

Sabemos muito bem quando uma coisa é doce, salgada, amarga, azeda ou é uma mistura de mais de um sabor ou até mesmo se está estragada.
Uma pessoa pode perceber centenas de gostos diferentes .Provavelmente esses gostos são combinações das quatro sensações básicas: doce, salgada, azeda, ou amarga.
Distinguimos ops sabores pelo sentido da gustação, também chamado paladar.O órgão da gustação é a língua.
Na superfície da língua há numerosas elevações chamadas papilas gustatórias (ou linguais). Nelas, exisem terminações nervosas chamadas corpúsculos gustatórios.
Quando colocamos um alimento na boca, os corpúsculos gustatórios são estimulados. Isso gera impulsos nervosos, que são enviados por nervos sensoriais até o cérebro onde são interpretados e a pessoa, enfim, identificao sabor do alimento.
BOCA SECA OU XEROSTOMIA
Doenças do paladar:Afta, herpes, boca seca, mucocele, halitose, gengivite, periondontite, , etc.candidíaseBOCA SECA OU XEROSTOMIA

A visão.
A visão é um dos cinco sentidos que permite aos seres vivos dotados de órgãos adequados, aprimorarem a percepção do mundo.
No entento os neuroatonomistas consideram que a visão que engloba dois sentidos, já que são diferentes os receptores responsáveis pela percepção da cor.

Doenças da visão: Catarata, glaucoma, olho, tracoma, túnicas ou membranas do olho, etc.

O olfato.

No homem e demais animais superiores, o órgão olfativo se forma a partir de um espessamento epidérmico situado na região etmoidiana do crânio a neurorecepção somente será ativada após as moléculas das substâncias odoríferas serem dissolvidas no muco que recobre a membrana pituitari.


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Os músculos


São os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais, tantos os movimentos voluntários, com os quais o animal interage com o meio ambiente com os movimentos dos seus órgãos internos, como o coração ou o intestino.
Os músculos são constituídos por tecido muscular e caracterizam-se pela sua contratibilidade, funcionando pela contração e extensão das suas fibras. A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo. Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de ação, que resulta na entrada de cálcio dentro da célula, e a saída de potássio da mesma. Em termos científicos, as etapas são:
-> Despolarização do sarcolema;
-> Estimulação do retículo sarcoplasmático e
->Ação de cálcio e de ATP, provocando o deslizamento da actina sobre a miosina.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Ossos


Nós temos 3 tipos de ossos: Ossos longos, ossos curtos e ossos laminados. Nós também temos 24 ossos finos, 7 pares verdadeiros e 5 pares falsos, 4 costelas que formam o oitavo e o nono e o décimo, 2 últimos pares vértebras flutuantes.O nosso pé é dividido em 3 partes: tarso, metatarso e aleados 29 ossos.O crânio é formado por 8 ossos: 2 pares ''parietal'', 2 pares "temporal", quatro impares:frontal, occipital, esfenóide e Etmóide.

A estrutura dos ossos


Epífises: As extremidades do osso recobertos por cartilagem;
Periósteo: A membrana fibrosa que reveste externamente o osso;
Diáfase: A porção do osso situado entre as epífises e envolvida pelo periósteo;
Canal ósseo: O canal onde se encontra a medula óssea.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A atividade das glândulas sudoríferas

O suor é um líquido produzido pelas glândulas sudoríferas que se encontram na pele qrande parte delas localiza-se na fronte, nas anulas, na palma das mãos e na planta dos pés.
O suor contém principalmente água, além de outras substâncias, como ureia, ácido úrico e cloreto de sódio .
Por meio de canais excretores, o suor chega à superfície, da pele e sai para o meio externo através dos poros.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Excretas:Resíduos das atividades metabólicas.

Os resíduos das reações químicas que ocorrem no interior das células podem ser eliminados:
->pelo sistema respiratório.(ar respirado).
->pela pele.(suor).
->pelo sistema urinário.(urina).

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

sistema ABO e RH


Nos seres humanos existem os seguintes tipos básicos de sangue em relação ao sistema ABO:grupo A, grupo B, grupo AB e grupo O. Cada pessoa pertence a um desses grupos sanguíneos desses.
Grupo A: Possui somente o aglutinogênio A.
Grupo B: Possui somente o aglutinogênio B.
Grupo AB: Possui aglutinogênio AB.
Grupo O: Não possui aglutinogênios.

sistema linfatico


Além do sistema cardiovascular (circulatório) para a circulação do sangue, o corpo humano possui outro sistema de fluxo de líquido o sistema linfático.
O sistema línfático compreende o conjunto formado pela linfa, pelos vasos linfáticos e órgãos como os linfonados, o baço, o timo, e as tonsilas palatinas.
O sistema linfático auxilia o cardiovascular na remoção de resíduos, na coleta e na distribuição de ácidos graxos e gliceróis absorvidos no intestino delgado e contribuem para a defesa do organismo produzindo certos leucócitos, como os linfócitos.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Os vasos sanguíneos


Existem três tipos básicos de vasos sanguíneos em nosso corpo: artérias, veias e capilares.

*Artérias: São vasos de parede relativamente espessa e muscular, que transportam sangue do coração para diversos tecidos do corpo.

*Veias: São vasos de parede relativamente finas que tranportam sangue dos diversos tecidos do corpo para o coração. A maioria das veias transportam sangue não oxinado: mas as veias pulmonares tranportam sangue oxigenado dos pulmões até o coração.

*Vasos capilares: Vasos capilares-muito finos(são microscópicos) e permeáveis -estão presentes nos tecidos do corpo humano, cedendo nutrientes, gás oxigenio e hormônios às células. Além disso, recolhem gás carbônico e resíduos do metabolismo.

terça-feira, 26 de julho de 2011

A circulação



O coração:
O coração de uma pessoa tem o tamanho aproximado de sua mão fechada e bombeia o sangue para todo o corpo sem parar; localiza-se no interior da cavidade toráxica, entre os dois pulmões.
No coração humano existem quatro cavidades:
*Átrio direito e átrio esquerdo, em sua parte superior;
*Ventrículo direito e ventrículo esquerdo, em sua parte inferior;
O coração humano é um órgão contituído basicamente por três camadas.
*Pericárdio: É a membrana que reveste externamente o coração, como um saco. Essa membrana propícia uma superfície lisa e escorregadia ao coração, facilitando seu movimento ininterrupto;
*Endocárdio: É a membrana que reveste a superfície interna das cavidades do coração;
*Miocárdio: É um músculo responsável pelas contrações vigorosas e involuntárias do coração;situa-se entre o pericárdio e o endocárdio.

Intestino grosso


O intestino grosso mede aproximadamente 1,5. Tem as seguintes partes ceco, colo e reto.
Em sua porção final o intestino grosso se comunica com o meio exterior através de uma abertura denominada ânus. Ao redor do ânus existe um mecanismo muscular que controla a passagem de fezes.
Assim as funções do intestino grosso são absorção de água; Formação, acúmulo e eliminação de fezes (defecação).

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Intestino delgado


Pouco a pouco, o alimento deixa o estômago e passa para o intestino delgado. É nesse órgão que a digestão dos alimentos se completa. Ele é revestido internamente por uma menbrama chamada mucosa intestinal; suas células fabricam o suco intestinal ou suco enterico. O intestino delgado mede cerca de 6m de comprimento e compreende três partes: Duodeno, jejuno e ileo. O duodeno tem aproximadamente 25cm de comprimento e a forma da letra C. Nele desembocam dois ductos: Um deles libera o suco pancreático (produzido no pâncreas); O outro libera a bile (produzida no fígado). No jejuno e no ileo a digestão se completa e os nutrientes são absorvidos. O ileo é mais longo que o jejuno. A digestão no intestino delgado ocorre pela ação conjunta do suco pancreático da bile e do suco intestinal.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Estômago


O estômago é um órgão muscular em forma desaco. Comunica-se com ointestino delgado por um orifício chamado piloro(palavraque vem do grego e significa "ponteiro"). O piloro tem ao seu redor um mecanismo muscular que se contrai quando o alimento chega ao estômago. Dessamaneira, o alimento não passapara o intestino delgado, fica retido no estômago até que a função digestória nele se complete. Em seguida o piloro relaxa, permitindo que o alimento passe para o intestino delgado. O estômago é revestido internamente

Esôfago


O esôfago é um órgão em forma de tubo, com paredes flexíveis e que mede aproximadamente 25cm de comprimento.Em sua parte inferior, comunica-se com o estômago.
Por meio dos movimentos peristálticos, o esôfago empurra o alimento para o estômago.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Faringe


É um órgão alongado em forma de funil, situada logo após a boca. Ela se comunica com a boca, com as cavidades nasais, com a laringe e com o esôfago. Quando o alimento chega à faringe, os músculos de sua parede se contraem e empurram o alimento para o esôfago. Na região entre a boca e a faringe encontram-se as tonsilas palatinas (amígdalas) direita e esquerda, que são orgãos de defesa do corpo.

A cárie dental

A atividade de micro organismos, decompondo resíduos alimentes que ficam retidos nos espaços entre os dentes, produz substâncias ácidas em contato com o dente, essas substâncias provocam corrosão na superfície. No inicio da cárie formam-se brechas microscópicas na superfície do dente, por onde micro organismos se infiltram e atacam a dentina com o tempo,essas brechas dão lugar a cavidades visíveis a olho nú.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

As vitaminas

As vitaminas têm função reguladora no organismo. Elas ativam certas enzinas, regulando determinados processos ficiológicos. São, portanto, substâncias fundamentais para o funcionamento harmonioso do organismo.



Vitamina A: Participa da manutençâo do tecido epitelial, auxiliar no crescimento do corpo e está relacionado com a capacidade da visão.


Fontes de vitamina A: leite, queijo, manteiga, gema de ovo, óleo de fígado de bacalhau, verdura em geral, pimentão, cenoura, pessêgo, mamão, entre outro exemplos.



Vitamina D: Participa da absorção de cálcio e de fósforo no intestino.

Fontes de vitamina D: leite, ovos, manteiga, óleo de fígado de bacalhau, entre outros exemplos.



Vitamina E: As funções dessa vitamina no corpo humano ainda não estão muito claras. Em testes de laboratório feitos com os ratos, a ausência dessa vitamina causou esterilidade(encapacidade de gerar filhos.

Fontes de Vitamina E:ovos, leite, brocolis,castanhas, óleos vegetais, grãos diversos(soja, feijão, trigo, aveia, milho), entre outros exemplos.

Vitamina K: É importante na goagulação do sangue. A deficiência dessa vitamina favorece a ocorrência de hemorragias. Por isso é chamando vitamina anti-hemorrágica.

Fontes de vitamina K: Fígado, alface, repolho, couve, acelga, entre outros exemplos.


Vitamina do complexo B: São um conjunto de vitaminas associadas ao crescimento do organismo, entre outras funções.


A carência dessas vitaminas provoca fraqueza muscular, comprometimento do crescimento, alteração nos ossos, anemia e pertubações gastrintistinais, entre outros distúrbios.

Fontes de vitaminas do complexo B: arroz e outroz cereais integrais, carne e miúdos(moela, coração), verdura, leguminosas(feijão, soja, lentilha, ervilha, grão de bicho), ovos, leite, entre outro exemplos.

Vitamina C: É importante na manutenção de tecidos de sustentação do corpo(ossos, cartilagens, derme), na formação e converbação dos dentes, no crescimento e no fortalecimento do corpo contra certas infecções.

Fontes de vitamina C: acerola, limão, laranja, cajú, goiaba, mamão, manga, tomate, pimentão, rabanete, espinafre, entre outros exemplos.


Os Lipídeos



Os lipídeos mais conhecidos são representados pelos óleos e pelas gorduras e têm, basicamente, função energética, da mesma forma que os carboídratos.
As moléculas de óleo e de gorduras são formadas pela união de duas moléculas menores, o ácido, graxa e glicerol.
Os lipídeos também têm função estrutural. Eles participam sa constituição, das menbranas celulares.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Os Carboidratos


Também conhecidos como glicídios, os carboidratos são alimentos que geralmente têm função energética no organismo, isto é, atuam como ''combustíveis'', fornecendo a energia necessaria das células. Quando apresentam dulçor , isto é , quando têm sabor ''doce'' são também chamados açúcares.
Existem vários tipos de
carboidratos: a glicose, a frutose, a sacorose, a lactose, o amido, entre outras.
Portanto, quando comemos doces e massas, estamos ingerindo diferentes tipos de carboidratos.

Proteínas


As proteínas são grandes moléculas formadas pela união de meléculas menores, chamadas aminoácidos.
Quando ingerimos proteínas, ela são digeridas em nosso tubo digestório. Os aminoácidos que as formam se separam e são absorvidos no intestino. Depois passam para o sangue e são distribuidos para as células do organismo.
No interior das células, os aminoácidos, são reagrupados e uma nova proteína é formada de acordo com a ''programação'', de determinado gene.
Grande parte das proteínas que produzimos, em nossas células tem função plástica ou construtura, isto é, participa, da estrutura de nossos tecidos.
As proteínas podem também ter função reguladora no organismo.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Os sais minerais


Há vários tipos de sais minerais e cada um desempenhauma função importante em nosso organismo.

Cloreta de sódio ou sal de cozinha:
É acrescentado no preparo de alimentos para tornalos mais saborosos.

Saís de potássio:
Têm função semelhantes a do cloro e do sódio, atuando na regulação da quantidade de água no corpo.

Saís de cálcio e de ferro:
Indispensáveis à formação de ossos e dentes e à atividade dos músculos.

Saís de ferro:
São encontrados no feijão, na lentilha, na carne, nos ovos, nos miúdos (fígados, rim, moela.) e nas de folhas, como a couve, o espinafre, e o brócolis.

Saís de iodo:
São importantes para o bom funcionamento na glândula tireóides, entrando na constituição do hormônio que essa glândula produz e que controla o metabolismo.

Saís de flúor:
Participam (juntamente com os saís de cálcio e de fósforo) da formação dos dentes e inibem o desenvolvimento de bactérias causadoras da cárie.

Saís de magnésio:
Auxiliam na formação dos ossos e no funcionamento dos tecidos nervosos e dos músculos.

O que os alimentos contêm

Os alimentos que ingerimos geralmente são formados por uma mistura de substâncias. Entre elas, destacam-se a água os sais minerais, as proteínas os carboidratos, os lipídios e as vitaminas. Todas essas substâncias são necessárias para a manutenção da vida.

Nutrição

Fome e desperdício de alimentos parecem contraditórios entre sí, mas ambas as situações estão entre os maiores problemas que o Brasil enfrenta.
Os índices de desperdício de alimentos no Brasil são alarmantes. Alguns estudos indicam que, anualmente, entre 10% e 30% dos grãos produzidos no país (soja, milho, arroz, feijão, trigo) se perdem no caminho entre a lavoura e o consumidor.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Sistemas

Os sistemas funcionam de maneira integrada, e essa integração é fundamental para manter a saúde do organismo como um todo e, consequentemente a vida.
O nosso corpo é formado por diversas partes que são interligadas umas as outras, quer dizer uma depende da outra para funcionar. Cada sistema, órgão é responsável por uma ou até mais atividades dentro de nosso corpo.


Orgãos

Órgão é um grupo de tecidos que formam uma função específica ou grupo de funções. Usualmente existem tecidos "principais" e "esporádicos". O tecido principal é um aquele que é único para um órgão específico.

Por exemplo, o tecido principal no coração é o miocárdio, enquanto os esporádicos são os nervos, sangue, tecido conjuntivo, etc.




sexta-feira, 8 de abril de 2011

Tecidos

Tecido eptelial: é um tecido formado por células justapostas, ou seja, intimamente unidas entre si. A perfeita união entre as células epiteliais fazem com que os epitélios sejam eficientes barreiras contra a entrada de agentes invasores e a perda de líquidos corporais.











Tecido conjuntivo: é amplamente distribuído pelo nosso corpo. A principal função do tecido conjuntivo é o preenchimento de espaços vazios e fazer a ligação de órgãos e de tecidos diversos e entre outros,como, preenchimento, sustentação, transporte e defesa.






Tecido cartilagéneo:Constitui a carlagem que esta presenta em várias partes do nosso corpo, por exemplo: nariz, orelha, na traquéia e Ajuda aformar a estrutura (sustentação).










Tecido Muscular: O tecido muscular é constituído por células alongadas, em forma de fibras, que se dispõe agrupadas, em forma de fibras, que se dispõe agrupadas em feixes. Essas células são capazes de se contrair e conferem ao tecido muscular a capacidade de movimentar o corpo.




Tecido Nervoso: Tem por função coordenar as atividades de diversos órgãos, receber informações do meio externo e responder aos estímulos recebidos. Esse tecido é de origem ectodérmica e possui células de grande especialização.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Célula animal e vegetal

Célula animal

A diferença entre a célula animal e a célula vegetal é que a animal não tem parede celular e nem vácuolo e cloroplasto, a célula animal possui membrana plasmática como revestimento. Célula vegetal