Capitais: Pretória, Bloenfomtein e Cidade do Cabo.
Cidade mais populosa: Johanesburgo (6 milhões). Imagem da bandeira da África do Sul:
Clima: O clima é muito afetado tanto por sua posição em relação ao equador, quanto pelas diferenças de relevo. As temperaturas são em geral elevadas durante a maior parte do ano, mas modificam-se nas elevações das montanhas, bem como pela influência das correntes marítimas no litoral.
Relevo: Na região do Magreb, destacam-se a cadeia dos Atlas, cujo pico é o monte Tubkhal (4.165m); segue-se, ao norte, o grande planalto desértico do Saara, com as depressões de Qattara (Egito) e Bodelê (Chade), a bacia do Níger e as cadeias vulcânicas de Ahaggar (Argélia) e de Tibesti (Chade). Abaixo do planalto do Sudão, apresentam-se a bacia do Congo, o monte Cristal e o planalto dos grandes lagos, com o ponto culminante do continente: o monte Kilimanjaro (5.895m). Abaixo do equador há ainda um grande deserto: o Calahari.
Doenças que mais afetam a população:
Doença do Sono: A doença do sono ameaça mais de 60 milhões de pessoas em 36 países da África subsaariana. Menos de quatro milhões destas pessoas têm acesso a um centro de saúde.
Malária: A malária está presente em mais de 100 países e ameaça 40% da população mundial. A cada ano, 500 milhões de pessoas são infectadas, a maioria delas na África subsaariana (Estima-se que 90% dos casos mundiais e 90% de toda a mortalidade por malária ocorram na África subsaariana.
AIDS: Desde que os primeiros casos da síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS) foram detectados, em 1981, a África é o continente que mais sofre com a doença, especialmente a região subsaariana, segundo o último relatório publicado pelo Programa das Nações Unidas contra a Aids (Unaids) em maio de 2006.
Flora: Ao norte e ao sul da selva equatorial, estendem-se as savanas, com sua vegetação herbácea e árvores de grande porte, como o baobá. Nos desertos, a cobertura vegetal é escassa, exceto nos oásis, onde crescem palmeiras. Nas zonas temperadas há bosques baixos de pinheiros e carvalhos e vegetação de arbustos (maquis).
Fauna: O chamado Big Five é formado pelas cinco espécies animais mais dificeis de serem caçados na África, eu prefiro dizer os cinco animais mais poderosos das florestas africanas. São eles: o leão, o elefante Africano, o Búfalo, o leopardo e o rinoceronte negro ou o branco.
Os membros dos "cinco grandes" foram escolhidos por causa da dificuldade em caça-los e não pelo seu tamanho. O Safari Club Internacional, uma organização dedicada a troféu de caçadores, oferece um troféu de caça para todas as cinco espécies, do chamado "Big Five Africano Grand Slam", juntamente com 14 outros Grand SLAMS para outras espécies e um total de mais de 40 premiações diferentes.
Mascote da Copa 2010:
O mascote oficial da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul é um leopardo que se chama Zakumi, uma combinação de palavras em dialetos africano, como “ZA”, abreviação para África do Sul, mais “kumi”, forma escrita do número dez em alguns países do continente.
Letra da Trilha Sonora da Copa:
Wavin’ Flag (K’naan)
When I get older I will be stronger
They’ll call me freedom, just like a wavin’ flag
When I get older, I will be stronger
They’ll call me freedom just like a wavin’ flag
And then it goes back, and then it goes back
And then it goes back, oh
Born to a throne, stronger than Rome
A violent prone, poor people zone
But it’s my home, all I have known
Where I got grown, streets we would roam
Out of the darkness, I came the farthest
Among the hardest survival
Learn from these streets, it can be bleak
Accept no defeat, surrender, retreat
So we struggling, fighting to eat
And we wondering when we’ll be free
So we patiently wait for that fateful day
It’s not far away, but for now we say
When I get older I will be stronger
They’ll call me freedom just like a wavin’ flag
And then it goes back, and then it goes back
And then it goes back, oh
So many wars, settling scores
Bringing us promises, leaving us poor
I heard them say ‘love is the way’
‘Love is the answer,’ that’s what they say
But look how they treat us, make us believers
We fight their battles, then they deceive us
Try to control us, they couldn’t hold us
‘Cause we just move forward like Buffalo Soldiers
But we struggling, fighting to eat
And we wondering, when we’ll be free
So we patiently wait for that faithful day
It’s not far away but for now we say
When I get older I will be stronger
They’ll call me freedom just like a wavin’ flag
And then it goes back, and then it goes back
And then it goes back, and then is goes