terça-feira, 26 de julho de 2011

A circulação



O coração:
O coração de uma pessoa tem o tamanho aproximado de sua mão fechada e bombeia o sangue para todo o corpo sem parar; localiza-se no interior da cavidade toráxica, entre os dois pulmões.
No coração humano existem quatro cavidades:
*Átrio direito e átrio esquerdo, em sua parte superior;
*Ventrículo direito e ventrículo esquerdo, em sua parte inferior;
O coração humano é um órgão contituído basicamente por três camadas.
*Pericárdio: É a membrana que reveste externamente o coração, como um saco. Essa membrana propícia uma superfície lisa e escorregadia ao coração, facilitando seu movimento ininterrupto;
*Endocárdio: É a membrana que reveste a superfície interna das cavidades do coração;
*Miocárdio: É um músculo responsável pelas contrações vigorosas e involuntárias do coração;situa-se entre o pericárdio e o endocárdio.

Intestino grosso


O intestino grosso mede aproximadamente 1,5. Tem as seguintes partes ceco, colo e reto.
Em sua porção final o intestino grosso se comunica com o meio exterior através de uma abertura denominada ânus. Ao redor do ânus existe um mecanismo muscular que controla a passagem de fezes.
Assim as funções do intestino grosso são absorção de água; Formação, acúmulo e eliminação de fezes (defecação).

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Intestino delgado


Pouco a pouco, o alimento deixa o estômago e passa para o intestino delgado. É nesse órgão que a digestão dos alimentos se completa. Ele é revestido internamente por uma menbrama chamada mucosa intestinal; suas células fabricam o suco intestinal ou suco enterico. O intestino delgado mede cerca de 6m de comprimento e compreende três partes: Duodeno, jejuno e ileo. O duodeno tem aproximadamente 25cm de comprimento e a forma da letra C. Nele desembocam dois ductos: Um deles libera o suco pancreático (produzido no pâncreas); O outro libera a bile (produzida no fígado). No jejuno e no ileo a digestão se completa e os nutrientes são absorvidos. O ileo é mais longo que o jejuno. A digestão no intestino delgado ocorre pela ação conjunta do suco pancreático da bile e do suco intestinal.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Estômago


O estômago é um órgão muscular em forma desaco. Comunica-se com ointestino delgado por um orifício chamado piloro(palavraque vem do grego e significa "ponteiro"). O piloro tem ao seu redor um mecanismo muscular que se contrai quando o alimento chega ao estômago. Dessamaneira, o alimento não passapara o intestino delgado, fica retido no estômago até que a função digestória nele se complete. Em seguida o piloro relaxa, permitindo que o alimento passe para o intestino delgado. O estômago é revestido internamente

Esôfago


O esôfago é um órgão em forma de tubo, com paredes flexíveis e que mede aproximadamente 25cm de comprimento.Em sua parte inferior, comunica-se com o estômago.
Por meio dos movimentos peristálticos, o esôfago empurra o alimento para o estômago.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Faringe


É um órgão alongado em forma de funil, situada logo após a boca. Ela se comunica com a boca, com as cavidades nasais, com a laringe e com o esôfago. Quando o alimento chega à faringe, os músculos de sua parede se contraem e empurram o alimento para o esôfago. Na região entre a boca e a faringe encontram-se as tonsilas palatinas (amígdalas) direita e esquerda, que são orgãos de defesa do corpo.

A cárie dental

A atividade de micro organismos, decompondo resíduos alimentes que ficam retidos nos espaços entre os dentes, produz substâncias ácidas em contato com o dente, essas substâncias provocam corrosão na superfície. No inicio da cárie formam-se brechas microscópicas na superfície do dente, por onde micro organismos se infiltram e atacam a dentina com o tempo,essas brechas dão lugar a cavidades visíveis a olho nú.