quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Curiosidades do Reino Animal

1* Qual o maior animal terrestre?

R:
Elefante Africano.


2* Qual o maior animal aquático?

R: Baleia Azul


3* Qual é o animal mais veloz?

R: Guepardo


4* Qual o animal mais forte?

R: Cobra


5* Qual o animal mais estranho?

R: Peixe Bolha

6* Qual o animal que tem o menor cérebro?

R: Bicho-Preguiça







7* Qual o menor animal do mundo?

R: Paedocypris

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Artrópodes e Equinodermos






<--artrópodes Equinodermo-->





Artrópodes
Características Gerais:
Exoesqueleto: Reveste todo o corpo do animal, fornece suporte e proteção. O exoesqueleto não muda de tamanho, quando o animal cresce ele sai e cresce outro exoesqueleto maior.
Muda ou Ecdise: É o novo exoesqueleto que ele forma.
Digestão: É extracelular e intracelular, o tubo digestório é completo.
Corpo dividido: É dividido em cabeça, tórax e abome. Em alguns como as aranhas ocorre a fusão da cabeça com o tórax.
Cinco grupos de artrópodes: Crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes.
Benefícios: Eles são comestíveis, eles também são parte de cadeias alimentares de grande complexidade que podem ser desequilibradas se a sua população for removida, outros artrópodes são usados no controle de pestes.
Prejuízos:Podem ser responsáveis pela destruição de plantações. Outro prejuízo causado pelos artrópodes é que eles atuam causando irritações (como a formiga, cupim, etc.) A digestão nos artrópodes é extracelular e o tubo digestório é completo.
Equinodermos

Características gerais:
Os equinodermos são os seres do filo Echinodermata, pertencente à
clado Deuterostomia do reino Animalia. São animais marinhos, de vida livre, exceto por alguns crinóides que vivem fixos ao substrato rochoso (sésseis) e de simetria radial que também apresentam sua exceção: as estrelas-pena ou comatulídeos, que se locomovem utilizando os braços.

Grupos:
Asteroidea: têm corpo achatado, com forma de estrela e dotado de 5 a 50 braços. Locomovem-se sobre o leito oceânico e são carnívoros. Exemplos: estrelas-do-mar. Echinoidea: seu corpo é circular, sem braços. Exemplos: ouriço-do-mar e bolacha-da-praia. Holothuroidea: Apresentam corpo alongado, semelhante a um pepino, e não têm braços. Exemplo: pepino-do-mar (ou holotúria). Crinoidea: animais com o corpo em forma de taça, com cinco prolongamentos que parecem plumas longas e flexíveis. A maioria dos representantes vive fixa ao fundo. Exemplo: lírios-do-mar.Ophiuroidea: é o maior grupo dos equinodermos. Corpo achatado, com braços flexíveis bem distintos, unidos a um disco central. Exemplo: serpente-do-mar.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Anelídeos

Os anelídeos são animais que apresentam o corpo segmentado em vários anéis.

Eles são animais que apresentam corpo cilíndrico dividido em vários segmentos ou anéis. As minhocas e as sanguessugas pertencem a esse grupo. Este filo inclui espécies marinhas, de água doce e terrestre.

Outra característica de muitos anelídeos é a presença de cerdas, pequenos filamentos rígidos que auxiliam na locomoção. De modo geral, os anelídeos respiram pela pele que é muito fina e úmida.




quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Entrevista sobre Verminoses


Nome:
Iraci e Dr. William


Posto de saúde do bairro:
Sorgatto


Função que exerce no posto de saúde:
Técnica de enfermagem e Doutor


Desde quando trabalha nesta unidade:
Iraci: 10 de setembro de 2009


1.O que são verminoses?
São doenças causadas por parasitas no intestino


2.Quais os mais comuns em nosso municipio?
Áscaris e Oxíuriase


3.Quais as principais formas de adquirir?
Andando descalço, não lavando as mãos e ingerindo alimentos mau cozidos


4.Há uma incidência maior em alguma localidade do município?
Sim. No multirão


5.Como podem ser evitadas?
Higiene pessoal e saneamento básico


6.Há alguma campanha sobre as verminoses em nosso município?
Sim. Consultas médicas, através de exames de fezes


7.Os postos de saúde fornecem medicamentos para verminoses?Quais?
Sim. Fornecem Mebendazol e etc...Nas farmácias do PET e só com consulta médica


8.As pessoas procuram os postos de saúde para resolver esse problema de saúde?
Sim.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Vermes e Verminoses

No grupo dos Platelmintos os nomes dos vermes são:

• Tênia
• Esquistossomo

A Tênia é um verme que causa a doença Teníase. Essa doença é prejudicial a nossa saúde porque a Tênia se nutre de parte do alimento ingerido e digerido pelo hospedeiro.
Os sintomas são: transtornos dispépticos como: falta de apetite, enjoo, diarréia, perturbações nervosas, irritação, fadiga e insônia.
Como prevenir: fiscalizar as carnes de porco e de boi, cozinhar elas muito bem e ter boa higiene.
Ciclo de vida do verme: As proglótides localizadas na extremidade da cadeia são as mais maduras e são mais compridas que largas. Estas proglótides possuem no seu útero ramificado entre 80.000 e 100.000 ovos. Os ovos são libertados quando a proglótide se destaca do animal no lúmen intestinal ou no exterior quando a proglótide se desintegra. São excretadas com as fezes humanas.

O Esquistossomo é um verme que causa uma doença chamada Esquistossomose. Essa doença atinge grande número de brasileiros, a barriga fica inchada por causa dasalterações no fígado e no baço.
Os sintomas mais comuns são: diarréia, febres, cólicas, dores de cabeça, náuseas, tonturas, sonolência, emagrecimento, endurecimento e o aumento de volume do fígado e hemorragias que causam vômitos e fezes escurecidos.
Como prevenir: evitar nadar em lagos, canais, rios, certificar de que a água que você bebe é limpa, se houver exposição acidental rápida a água potencialmente contaminada, secar-se vigorosamente com toalha pode ajudar a prevenir que o parasita penetre na pele.
Ciclo de vida do verme: Enquanto em águas infestadas pelas cercárias que saem dos caramujos, as crianças e os adultos adquirem a esquistossomose, com a penetração das larvas através da pele.Para haver carcárias na água é preciso haver caramujos planorbídeos parasitados pelos embriões nascidos.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Animais Invertebrados e Vertebrados



<-invertebrado vertebrado->
Os invertebrados são animais multicelulares sem coluna vertebral, como os insetos, os aracnídeos, crustáceos, moluscos, vermes, e tantos outros.

Ao contrário dos vertebrados , os invertebrados são todos os animais que não apresentam vértebras. O grupo dos invertebrados reúne vários filos com características bem distintas. Os mais simples são denominados invertebrados inferiores e os mais complexos, superiores. Embora não sejam tão conhecidos como os vertebrados, aparecem na natureza em maior número e variedade. São mais antigos e a partir dele é que evoluíram os vertebrados.

Não há uma única característica positiva comum a todos os invertebrados. É imensa a variação no tamanho, na diversidade e na adaptação a diferentes modos de existência.


Os vertebrados são os seres vivos que possuem o organismo mais avançado em nosso planeta. Eles possuem como característica principal: medula espinhal e coluna vertebral (formada por vértebras).
Coluna vertebral é um conjunto de ossos que sustenta o corpo de alguns animais. Os vertebrados têm um esqueleto dentro do corpo. O grupo dos vertebrados se divide em cinco subgrupos: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
A maior parte dos vertebrados possui um sistema nervoso bastante desenvolvido. Seu sistema nervoso central é composto pelo cérebro e medula espinal. Nos vertebrados inferiores o cérebro controla predominantemente as funções dos órgãos sensoriais. No caso dos vertebrados superiores, o cérebro, que é maior, permite uma troca de informação mais intensa entre as diferentes partes do organismo.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Poríferos e Cnidários


<-Poríferos Cnidários->

Os poríferos são: animais aquáticos simples, se alimentam por filtração. Podem ser chamados também de esponjas, eles são sésseis, a maioria de habitats marinhos, existem também espécies de água doce.
Os cnidários são constituídos basicamente por uma cavidade digestória. Nesse filo incluem animais conhecidos como águas vivas, anêmonas e corais. A maioria vive em habitats marinhos. Eles capturam o alimento, com a ajuda dos tentáculos ao redor da boca.

A reprodução dos cnidários

O corpo deles apresenta duas formas: de pólipo ou de medusa.
Os pólipos tem formato cilíndrico com a boca localizada na extremidade superior. São sésseis. As medusas são animais livres e capazes de nadar. Seu corpo tem formato de guarda chuva, com a boca localizada na parte inferior.

A reprodução dos poríferos

As esponjas podem reproduzir-se de dois modos sexuada ou assexuadamente, conforme as condições ambientais. Quanto a reprodução sexuada a maior parte das esponjas é monóica, porém observa-se espécies dióicas.

Em relação a reprodução assexuada, as esponjas apresentam um alto grau de regeneração, podem se reproduzir pelo processo de brotamento externo ou interno, regeneração ou gemulação/gemação (exclusivo das esponjas de água doce), por meio de um broto que formará uma nova esponja adulta. Uma esponja produzida de forma assexuada tem exatamente o mesmo material genético de seu genitor.

Penicilina

A penicilina G é um antibiótico natural derivado de um fungo, o bolor do pão Penicillium chrysogenum (ou P. notatum). Ela foi descoberta em 15 de setembro de 1928, pelo médico e bacteriologista escocês Alexander Fleming e está disponível como fármaco desde 1941, sendo o primeiro antibiótico a ser utilizado com sucesso.

O nome penicilina é usado também para outros antibióticos relacionados.

A penicilina foi descoberta em 1928 quando Alexander Fleming saiu de férias e esqueceu algumas placas com culturas de microrganismos em seu laboratório no Hospital St Mary em Londres.

A penicilina salvou milhares de vidas de soldados dos aliados na Segunda Guerra Mundial. Durante muito tempo, o capítulo que a penicilina abriu na história da Medicina parecia prometer o fim das doenças infecciosas de origem bacteriana como causa de mortalidade humana.
As penicilinas contêm um anel activo, o anel beta-lactâmico, que partilham com as cefalosporinas.
Elas contém um núcleo comum a todas elas e uma região que varia conforme o subtipo.

Todas penicilinas têm a mesma estrutura básica: ácido 6 aminopenicilanico, um anel tiazolidina unido a um anel beta lactamico que leva um grupo amino livre.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Poesia dos Microorganismos

As bactérias são unicelulares
Encontradas em todos os lugares
São heterótrofas
Raramente autótrofas

Reprodução assexuada
Também sexuada
Para o ser humano produz alimentos
E também medicamentos

Causam doenças como tuberculose
Meningite e leptospirose
Elas estragam alimentos
Azedam o leite e outros mantimentos

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Reino Fungi

Quem faz parte desse reino são os fungos. Eles são eucariontes, heterótrofos por absorção, são unicelulares ou pluri.
São eles: bolor, mofo, cogumelos, orelhas de pau, levedos, etc...
Os pluricelulares fazem reprodução sexuada e assexuada.

Sexuada: união das hifas, fusão dos núcleos e assim eles se reproduzem.
Assexuada por esporos: os esporos caem no solo e germinam (se o solo estiver úmido).

Como os fungos estragam os alimentos?
O pão entra em contato com o ar que está contaminado com esporos.
O pão fica guardado em local úmido e escuro, então o fungo se multiplica.

Os grupos de fungos

Basidiomicetos: São os cogumelos, podem ser comestíveis ou venenosos.
Zigomicetos: São mofos, estragam alimentos e podem causar doenças.
Ascomicetos: São as levaduras, realizam a fermentação e produzem pão e vinho.
Deuteromicetos: Causam doenças como as micoses.

Benefícios dos fungos:
Alguns são comestíveis outros produzem pão, vinho, queijo, antibióticos (penicilina).

Malefícios dos fungos:
Estragam alimentos e causam doenças: micoses, sapinho, candidezes, frieira, etc...

sábado, 3 de julho de 2010

Feira do Conhecimento











Na feira do conhecimento,a nossa sala, 6º04 fez sobre o programa de ''Óleo no Futuro'', que alerta as pessoas não jogarem o óleo de cozinha, no chão, ralo a pia, em rios, etc. Porque isso afeta o meio ambiente.
Para esse óleo de cozinha não prejudicar o meio ambiente, ele pode ser reutilizado, sabe como?
Você pode fazer sabão! Muito interessante? Nao é?
Receita do Sabão:
*6kg de óleo de cozinha usado
*2kg de soda (50%)
Obs:O certo é você usar óculos, luvas e máscara para que não cause nenhum ferimento, e não pode ser feito em formas de alumínio porque se não pode causar reações.
Também outras salas participaram. Teve uma sala que fez um labirinto ecológico, achamos muito legal, nele tinha três fases, a primeira mostrava como o mundo era todo verde , sem poluição, o outro mostrava como vai ficar se não cuidarmos dele, eles mostraram como a camada de ozônio vai ficar cheia de buracos, todo póluido. E a última mostrava o mundo futurista que lá só quem tem dinheiro vai ter uma boa vida, quem não tiver, vai acabar adoecendo.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Poliomielite


A poliomielite é uma doença viral transmitida principalmente através de gotículas de saliva emitidas por pessoas contaminadas, ou através da ingestão de água e alimentos contaminados por fezes contendo carga viral, propensa ao desenvolvimento da doença.
Os sintomas e afecções característicos podem resultar: em febre passageira acompanhada de mal-estar, em distúrbios irreparáveis do sistema nervoso e órgãos do sistema muscular. Atingindo normalmente as crianças, acometidas por paralisia infantil, e quando não ocasiona falência orgânica.
As medidas profiláticas (preventivas) para controle dessa doença são:

Evitar contato com pessoas doentes;
Cuidados com o preparo dos alimentos, lavando bem as frutas e legumes antes de comê-los;
Cuidados quanto à qualidade da água, certificando-se que seja realmente potável (própria ao consumo).

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Reino Protista


Quem faz parte do reino protista são os protozoários e algas unicelulares. São unicelulares, pluricelulares, heterótrofos, autótrofos e eucariontes. Os protozoários vivem em rios, lagos, mares e regiões lodosas. As algas vivem em lugares úmidos e água.
Os grupos de protozoários são:

*Sarcodíneos: a locomoção da ameba se dá por meio da emissão de pseudopodos, que também estão envolvidos no processo de alimentação, chamado fagocitose. Exemplo: ameba.
*Flagelados: os batimentos promovem sua locomoção. Eles são filamentos presentes na superfície celular e também estão envolvidos no processo de alimentação deles. Exemplo: trypomossoma cruzi
*Ciliados: quando os protozoários apresentam cílios para se mover. Exemplo: paramecuim.
*Esporozoários: não tem estruturas locomotoras, são sempre parasitas. Exemplo: plosmodium.
A importância das algas
Elas têm tamanhos diferentes: podem ser microscópicas ou terem muitos metros de comprimento. Algumas algas podem servir como alimento para as pessoas, como saladas feita com a própria planta, molhos, doces e sopas. Isso porque as algas contêm substâncias nutritivas
Em sorvetes, glacês, geléias são utilizadas substâncias extraídas de certas algas.
Elas também podem ser usadas como adubo, antibióticos e rações para animais.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Reino Monera


Quem faz parte do Reino Monera são as bactérias e as cianobactérias.
Elas são unicelulares, procariontes.
As bactérias são encontradas em todo o mundo, às vezes estão associadas a colônias, são heterótrofas, às vezes, autótrofas e fazem reprodução assexuada por divisão binária.
As cianobactérias são encontradas em lugares úmidos, água doce e salgada, são autótrofas e fazem reprodução assexuada.


Alguns benefícios das bactérias

Produzem alimentos como: queijo, vinho, vinagre, entre outros. Fazem antibióticos, ajudam na agricultura, decompõem organismos mortos.

Alguns malefícios das bactérias

Elas estragam alimentos como: azedam o leite, apodrecem carne, entre outros. Também causam doenças como: cólera, meningite, tuberculose, tétano leptospirose...