sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Sistema nervoso central

O sistema nervoso central tem origem embrionária na placa neural, que por sua vez é uma parte especializada da ectoderme. Durante o desenvolvimento embrionário (embriologia do sistema nervoso), a placa neural se dobra e forma o tubo neural. Cada região desse tubo dá origem a diferentes partes do sistema nervoso central. Os primeiros dois terços do tubo, até o quarto par de somitos, formarão posteriormente o encéfalo, enquanto o ultimo terço irá formar a medula espinal. A cavidade interna desse tubo dá origem ao sistema ventricular encefálico e ao canal central da medula espinhal.

Deste modo, o tubo neural diferencia-se numa parte mais caudal ou inferior, que dará origem à medula espinhal, e numa parte mais cranial ou superior. Esta parte mais superior sofre contorções e alargamentos, formando uma vesícula primitiva. É a partir desta vesícula primitiva que se diferenciam as três vesículas cerebrais:



Sistema nervoso periférico.

O sistema nervoso periférico, chamado simplesmente de SNP, é a parte do sistema nervoso que se encontra fora do sistema nervoso central (SNC). Segundo o Gray, (1858) é constituído por fibras (nervos), glânglios nervosos e órgãos terminais . Os nervos se dividem em três tipos:

->Nervos Sensitivos: são os nervos que tem o papel de transmitir os impulsos nervosos do órgão receptor até ao SNC;

->Nervos Motores: conduzem o impulso codificado no encéfalo (SNC), até ao órgão efetor.

->Nervos Mistos: tem o mesmo papel que os nervos sensitivos e motores ao mesmo tempo.

Os órgãos receptores são os órgãos dos sentidos (visão, audição, olfato, paladar e corpúsculos táteis) com conexões nervosas adaptada à transdução dos diferentes tipos de estímulos captados no mundo exterior (ver relação de receptores abaixo discriminados). Já os órgãos efetores são basicamente as glândulas e os músculos e estriados.

Diferentemente do sistema nervoso central, o sistema nervoso periférico não se encontra protegido pela barreira hematoencefália.

É graças a este sistema que o cérebro e medula espinhal recebem e enviam as informações permitindo-nos reagir às diferentes situações que têm origem no meio externo ou interno.


Genética.

Primeira lei de Mendel-De acordo com o que eu entendi em relação a primeira lei de Mendel;Gregor Mendel considerado cientista, monge e descobridor ele exoperimentava como por exemplo com ervilhas e foi importante para que hoje conhecêssemos genes e alguns mecanismos de hereditariedade. O sucesso de Mendel experimentos consiste em conjunto de fatores.Udele s foi a escolha da ervilha Psim sativum.
Além disso ele selecionou e fez a análise em separado, para cada par de 7 características que identificou; considerou um número apreciável de indivíduos de vária gerações.